Em Palmas, SSP-TO empossa diretoria do Conselho Comunitário de Segurança da região das Arnos
A diretoria do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) da região das Arnos, recém-criado em Palmas, tomou posse em solenidade realizada na Escola Municipal Mestre Pacífico Siqueira Campos. A cerimônia foi conduzida pela Diretoria de Polícia Comunitária da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO), reforçando a integração entre a comunidade e as autoridades policiais. O evento contou com a presença de autoridades e da população local.
A nova diretoria foi eleita com a participação da comunidade. O pleito, realizado antes da cerimônia de posse, contou com apenas uma chapa inscrita.
O subdiretor da Polícia Comunitária, delegado Antônio de Carvalho Neto, enfatizou a importância da posse para estreitar a colaboração entre a comunidade e as forças de segurança. “A Polícia Comunitária está consolidando uma relação de confiança e incentivando a participação da população na construção de estratégias para melhorar a segurança pública. A cada nova posse da diretoria, promovemos a participação ativa dos moradores, o que é fundamental para a colaboração entre todos na melhoria da segurança para a comunidade”, destacou.
O Conseg é composto por cidadãos e líderes comunitários que se reúnem voluntariamente para tratar dos problemas de segurança da comunidade.
O secretário-executivo da Secretaria da Segurança Pública, Reginaldo de Menezes Brito, também destacou a importância da integração entre a comunidade e as forças de segurança. “É isso que nós queremos: a comunidade integrada com a Polícia Comunitária. Nosso trabalho é aproximar ainda mais a população das forças de segurança, estabelecendo um ambiente de colaboração”, pontuou.
A iniciativa é financiada com recursos públicos e privados e desenvolve atividades em várias áreas, com destaque para o videomonitoramento urbano, que visa prevenir e investigar crimes patrimoniais, especialmente roubos e furtos.
O presidente empossado, Weder Cesar Ferreira da Silva, destacou a importância do comprometimento com o Conselho. “Estamos aqui para representar o bem da população, fortalecendo o diálogo e a parceria. Nosso objetivo é aproximar ainda mais a polícia da comunidade, trabalhando juntos por mais segurança e qualidade de vida”, afirmou.
A nova diretoria fica à frente do Conseg pelo período de dois anos.