Hospital Regional de Paraíso e Carreta da Mulher prorrogaram atendimento de exames preventivos
Devido a alta demanda, o Hospital Regional de Paraíso do Tocantins (HRPT), em parceria com a Carreta da Mulher do Serviço Social do Comércio (Sesc), prorrogaram os atendimentos de exames gratuitos de mamografia e preventivo do câncer de colo do útero, até o dia 13 de dezembro de 2024. Iniciados no dia 09 de outubro, os serviços já beneficiaram mais de 500 mulheres, com a realização de 210 mamografias e 295 exames preventivos.
A moradora de Paraíso do Tocantins, Deusinette Alexandre Brito dos Anjos, de 47 anos, realizou sua mamografia no dia 18 de outubro e já buscou o resultado. “É muito bom poder contar com esse serviço, porque muitas vezes a espera pelos resultados é muito demorada. Aqui, o resultado da mamografia saiu em apenas 10 dias e o da prevenção você faz e em 30 dias já pode buscar. Acredito que todas as mulheres precisam se cuidar, e a prevenção é muito importante”.
A assistente social de Saúde da Mulher do Sesc, Fabricia Sousa Pinheiro, reforçou a relevância do atendimento. “Esse serviço que oferecemos tem um papel fundamental na prevenção de doenças, com uma estrutura ágil e acessível para que todas as mulheres possam se cuidar. Nossa missão é garantir que elas recebam o apoio necessário e tenham acesso facilitado ao acompanhamento de saúde que merecem”.
Para o diretor-geral do HRPT, Diego Segger, a continuidade dos atendimentos reflete o compromisso do hospital com a saúde feminina na região. “A ampliação deste serviço é uma resposta ao aumento na procura, o que nos mostra a necessidade desse tipo de cuidado na nossa comunidade. A parceria com a Carreta da Mulher do Sesc reforça nosso compromisso em oferecer diagnósticos rápidos e um acolhimento de qualidade para a prevenção de doenças, assegurando que a saúde da mulher seja sempre uma prioridade em nossa unidade”.
Os exames de mamografia são direcionados para mulheres com idades entre 40 e 69 anos, e os preventivos para o câncer de colo do útero (PCCU) atendem mulheres entre 25 e 64 anos. Os agendamentos podem ser realizados no próprio hospital, sendo necessário apresentar cópias dos documentos pessoais, cartão SUS e comprovante de endereço.