Estudantes do Centro de Ensino Médio Darcy Marinho de Tocantinópolis são premiados no Desafio Liga Jovem
Na tarde desta quarta-feira, 30, os estudantes do Centro de Ensino Médio Darcy Marinho, de Tocantinópolis, tiveram destaque na premiação da etapa estadual do Desafio Liga Jovem, uma competição nacional de empreendedorismo promovida pelo Instituto Ideias de Futuro em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A premiação ocorreu no Cinemark, localizado no Shopping Capim Dourado, em Palmas.
A competição tem como objetivo engajar os jovens na resolução de problemas enfrentados em suas escolas ou comunidades, utilizando a tecnologia. Os estudantes Gabriel Martins de Sousa, Kalyane Araújo Santos e Wesley Felipe de Oliveira foram premiados na categoria Ensino Médio com o projeto + Ideal, um protótipo de aplicativo móvel voltado para o cuidado e auxílio de idosos. Os vencedores ganharam troféus pelo projeto realizado, além da premiação em dinheiro no valor de R$ 500.
O professor de Matemática e responsável pela coordenação pedagógica da área, Wesley Felipe de Oliveira, destacou a importância da ação. “O Desafio Liga Jovem é uma grande oportunidade porque promove o protagonismo dos estudantes. E ações como essa de empreendedorismo nos auxiliam porque são um suporte em sala de aula e incentiva a participação dos estudantes”, concluiu.
A orientadora da unidade escolar, Rosane Soares de Sousa, compartilhou a emoção de representar a escola na competição. “O projeto dedicado ao idoso é algo ainda mais encantador. A gente sabe que tem essa questão de distanciamento, infelizmente, entre o público jovem e os idosos, e eles se empenharam com muito amor e muita dedicação. Toda a escola se sente presenteada com o resultado desses estudantes”, frisou.
O estudante Samuel Sousa, 17 anos, da 3ª série do Ensino Médio, compartilhou a experiência da criação do projeto. “O Desafio Liga Jovem nos permitiu fazer o bem, visando também ao empreendedorismo. Eu e a minha equipe fizemos coisas incríveis e desenvolvemos vários projetos. Eu recomendo essa olimpíada para todos os estudantes”, pontuou.
Para o estudante Gabriel Martins de Souza, 16 anos, da 2ª série do Ensino Médio, representar a escola com um projeto que retrata a realidade dos idosos foi gratificante. “Fazer um aplicativo para suprir esta necessidade no cuidado dos idosos é muito importante porque muitos não sabem o que fazer na hora da emergência e nem os cuidados com essas pessoas em casa. Estamos felizes com o que aprendemos, com o que contribuímos e, se Deus permitir, a gente vai longe com este projeto”, disse.
Já a estudante Kaylane Araújo Santos, 16, da 2ª série do Ensino Médio, falou da experiência. “Estou muito feliz com a minha participação e da minha equipe e principalmente com o resultado que alcançamos devido a nossa dedicação. Se eu fosse dar um conselho, diria a todos os estudantes para participarem, para empreenderem e ganharem mais conhecimento”, relatou.
A equipe também veio acompanhada da presidente do grêmio estudantil, Nayara Pereira Souza, de 15 anos, estudante da 1ª série do Ensino Médio, que destacou a importância de estar presente na premiação. “Prestigiar os estudantes, acompanhar todo o processo desde o momento da criação do aplicativo, dos pensamentos, das ideias e das pesquisas foi gratificante. E estar aqui hoje [30] acompanhando os colegas e vivendo com eles esse momento tão importante, tão especial, que a gente sempre sonhou e que, mesmo com muita dificuldade, a gente conquistou foi maravilhoso”, finalizou.