Governo do Tocantins discute novos modelos de gestão para viabilizar o funcionamento do Hospital Geral de Araguaína
Na manhã desta quarta-feira (9), as equipes multidisciplinares da Secretaria de Parcerias e Investimentos do Tocantins (SPI/TO) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO) se reuniram, junto aos secretários das respectivas pastas, para discutir possíveis modelos de gestão para o Hospital Geral de Araguaína (HGA). A unidade hospitalar está com quase 70% das obras concluídas e, quando finalizada, será fundamental para fortalecer a infraestrutura em saúde na região.
Com o objetivo de garantir maior eficiência e gestão na entrega dos serviços, o projeto do Hospital Geral de Araguaína (HGA) foi incluído na carteira do Programa de Parcerias e Investimentos (Tocantins PPI) em junho deste ano. A inclusão visa viabilizar uma parceria com a iniciativa privada para garantir a equipagem, gestão, manutenção e operação do hospital de maneira integrada e sustentável.
Segundo o Secretário de Parcerias e Investimentos, Thomas Jefferson, o Hospital Geral de Araguaína é uma prioridade estratégica para o governo, pois representa uma solução inovadora para ampliar a capacidade de atendimento em saúde, especialmente na região norte do Tocantins. “Estamos comprometidos em estruturar um projeto sólido, que combine eficiência e qualidade, beneficiando a população e promovendo o desenvolvimento da infraestrutura hospitalar.”, afirmou o titular da SPI/TO.
Antes da execução, os projetos do Tocantins PPI passam por uma série de etapas previstas no programa. Entre elas estão a modelagem, o diálogo público, o processo licitatório e a formalização do contrato. Todas estas fases são acompanhadas de perto e fiscalizadas pelos órgãos de controle interno e externo, garantindo a transparência e a conformidade das ações.
O Hospital Geral de Araguaína será uma peça-chave na ampliação da capacidade de atendimento de saúde no Tocantins, especialmente para a região norte do Estado. A nova unidade oferecerá serviços de alta complexidade, atendendo a uma demanda crescente por tratamentos especializados e reforçando a rede de assistência à saúde pública.
“Neste momento estamos em alinhamento com as equipes técnicas das duas Secretarias, e na elaboração de um plano de trabalho para que a execução da obra se dê com a maior celeridade, uma vez que é uma prioridade do governador Wanderlei Barbosa e sabemos da importância desta unidade hospitalar para toda a macrorregião norte do Tocantins”, ressaltou o secretário da SES/TO, Carlos Felinto.
Quando finalizado, o HGA oferecerá 400 leitos de internação, incluindo clínica médica, cirurgia, ortopedia, UTIs e outras diversas especialidades. O hospital contará ainda com pronto-socorro e terá o alcance de 600 mil usuários da região, beneficiando diretamente a população de Araguaína e dos municípios vizinhos.
Durante a reunião também foi abordado o Projeto da Rede Estadual de Diagnóstico, incluído no Tocantins PPI em junho deste ano, e que possui uma importância estratégica para a rede de saúde do Estado e para otimizar o atendimento em saúde da população.