SES-TO e Ministério da Saúde realizam visita técnica para avaliar impactos dos incêndios e seca na saúde da população
Profissionais do Ministério da Saúde (MS) realizaram nos dias 30 de setembro e 01 de outubro, visitas ao município de Lagoa da Confusão, que concentra o maior número de focos de incêndios no Tocantins, com 480 casos. As visitas que contaram com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) buscaram avaliar os impactos dos incêndios e seca na saúde da população, onde será elaborado diagnóstico situacional para traçar medidas de prevenção.
Composta por profissionais da Força Nacional do SUS (FN-SUS) da Secretaria de Atenção Especializada em Saúde (SAES), das Secretarias de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Secretaria de Atenção Primária a Saúde (SAPS) e Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), as visitas visam antever os acontecimentos para minimizar o impacto do adoecimento na população para não sobrecarregar o Sistema Único de Saúde do Estado.
“Após as visitas e reuniões, o objetivo agora é estabelecer estratégias sobre as demandas, onde às áreas técnicas buscarão iniciativas para que todos os problemas detectados, como os casos de doenças diarreicas na Lagoa, e outros casos, sejam resolvidos por meio de um plano de ação rápido e eficiente”, pontuou a consultora técnica da Força Nacional do SUS, Conceição Mendonça.
A consultora acrescenta que “é necessário trabalhar juntos em uma ação conjunta com o ministério, estado e municípios, além das aldeias indígenas, população quilombola e brigadistas, para que a gente possa fazer um trabalho integrado e solucionar as demandas”.
De acordo com a superintendente de vigilância em saúde da SES-TO, Perciliana Joaquina Bezerra de Carvalho, “a Secretaria de Estado da Saúde está assumindo o compromisso de um redirecionamento das suas estratégias com relação às questões climáticas para o ano de 2025, com o objetivo da prevenção e controle de doenças produzidas no nosso território”.