PALMAS
SAÚDE

HRG realiza a segunda captação de córneas

No dia em que é celebrado o Dia Nacional da Doação de Órgãos, 27 de setembro, com o objetivo conscientizar a população sobre a relevância do ato de doar órgãos e tecidos, a equipe do Hospital Regional de Gurupi (HRG) realizou a segunda captação de córneas, desde a instituição do serviço. Foram captadas duas córneas, enviadas ao Banco de Olhos do Tocantins (BOTO) e irão beneficiar os pacientes inscritos na Central Estadual de Transplantes do Tocantins (CETTO), na fila de espera por transplante. Atualmente a fila por córneas no Tocantins é de mais de 200 pacientes.

Segundo o diretor-geral do HRG, Fernando Mota, “isso só foi possível graças ao doador, que além de manifestar a sua vontade, pôde contar com seus familiares para garantir que a doação acontecesse. Um gesto de amor da família, que mesmo no momento de luto, disse SIM para doação”.

“Atitudes como essa desse paciente, em deixar claro para a família seu desejo em ser doador, tem auxiliado significativamente a diminuir a fila para transplante de córneas, o que muda a vida da pessoa que recebe a doação”, afirmou o médico oftalmologista, Fernando Borges.

A coordenadora do BOTO, Ana Beatriz Dias destacou que, “essa doação, além de beneficiar quem vai receber essas córneas e vai ter uma melhora da qualidade de vida, a pessoa vai voltar a enxergar, isso ressignifica a dor da perda da família, então pensar que está perpetuando parte do corpo de quem morreu e está ajudando outras pessoas. Então, esse gesto de doação, essa generosidade da família autorizando a doação significa muito para quem recebe e para quem doa também”.

Como ser doador

Podem ser doadores individuais acima de dois anos e abaixo de 80 anos. É importante que aqueles que desejam ser doadores compartilhem o desejo com os familiares, a autorização da doação depende da família e apenas os parentes de primeiro e segundo grau e cônjuge são autorizados a assinar o termo de consentimento.

O doador pode declarar em vida por meio de um formulário eletrônico pelo site www.aedo.org.br, que é recepcionado pelo cartório de notas selecionado, mas a decisão final é da família, uma vez que somente ela, legalmente, pode autorizar a doação de órgãos.

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Check Also
Close