“A mentira deve ser extirpada do processo eleitoral”, ressalta ouvidor regional eleitoral
Desta vez, as atividades foram realizadas com o apoio da 28ª Zona Eleitoral. Para o ouvidor, juiz José Maria Lima, o trabalho e compromisso e qualidade dos trabalhos realizados pelo TRE-TO garante a integridade do Processo Eleitoral Brasileiro, reforçou o combate às fake news.
“A mentira deve ser extirpada do processo eleitoral. Uma sociedade democrática não pode conviver com a mentira, com a desinformação. Isso fere e mancha a transparência, a lisura e a integridade do processo eleitoral. A nossa finalidade, do TRE-TO, é trabalhar com afinco e legalidade, para ajudar as senhoras e senhores que almejam um cargo eletivo, a realizar um processo limpo, honesto e transparente”, ressaltou.
Transparência e comprometimento
Já o diretor-geral, Jonas Demostene Ramos, reforçou a excelência e desempenho dos servidores, colaboradores e estagiários que estão envolvidos nas ações que abrangem as 33ª Zonas Eleitorais. Ainda de acordo com o diretor, há comprometimento do tribunal com as eleitoras e eleitores em conduzir as eleições com total transparência.
“O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, desembargador João Rigo Guimarães, tem sua gestão firmada composta pela segurança, resultado e pela inclusão social. A nossa preocupação é com a população tocantinense, para que ela tenha todas as condições de poder exercer, com tranquilidade e segurança, sua cidadania plena ao votar, escolhendo as pessoas que vão governar e representá-los nas câmaras municipais. Trabalhamos juntos por eleições legítimas e íntegras”, garantiu o diretor.
O Programa Transparência em Foco – Eleições 2024, do TRE-TO, está percorrendo todas a regiões do Tocantins levando orientações às pré-candidatas, pré-candidatos, eleitoras, eleitores, partidos políticos e profissionais envolvidos no processo eleitoral acerca da segurança do processo eleitoral, registro de candidatura, e a prestação de contas eleitorais, além de distribuir cartilhas orientativas sobre outros assuntos como Principais Crimes Eleitorais, Assédio Eleitoral, Ações e Representações Eleitorais, e propaganda Eleitoral, entre outros.
Ação
Em Miranorte, a ação ocorreu no salão do júri, no Fórum da Comarca. Contou com a presença da sociedade civil e pessoas envolvidas no processo eleitoral, os servidores do TRE-TO, Fernando Ebrain, chefe da Seção de Gestão de Infraestrutura Tecnológica (Segit) e integrante da Comissão Permanente de Enfrentamento à Desinformação (CPED) do TRE-TO; Paula Nayanne, chefe da Seção de Acórdãos, Resoluções e Apoio ao Pleno (Seara), e Keila Tanganelli, assessora de Contas Eleitorais e Partidárias (Asepa) do tribunal, falaram, respectivamente, sobre a Segurança do Processo Eleitoral, o Registro de Candidatura, e a Prestação de Contas Eleitorais. As ações seguem até o dia 9 de agosto nas cidades que possuem sedes das Zonas Eleitorais.