Com objetivo de aumentar a conscientização sobre infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), o Hospital e Maternidade Irmã Rita de Arapoema (HMIR) realizou na terça-feira, 03, palestra sobre a campanha Dezembro Vermelho, com o tema ‘HIV/Aids e outras informações sobre infecções sexualmente transmissíveis. Destinado para os profissionais de saúde da unidade, o evento foi coordenado pelo Núcleo de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalhador (NASST) e apresentado pelo médico Joel Joveli Júnior.
Na capacitação, foi proporcionado aos servidores, orientações sobre: cuidados e prevenções para a saúde do homem; com ênfase aos cânceres de próstata e de pele; cuidados gerais a saúde; boa alimentação; importância da realização de exames de rotina; como também a prevenção e cuidado às IST’s.
A supervisora de Serviços Operacionais do HMIR, Fabiana Becalli, afirmou que “a palestra foi bastante esclarecedora e a metodologia usada foi primordial para entendimento, pois ainda é um tabu se falar em IST’s mesmo em ambiente hospitalar. E mudar essa cultura é primordial para conscientização dos trabalhadores em saúde”.
“O Dr. Joel tratou os temas de forma dinâmica, com clareza e objetividade. Adquirimos conhecimentos que irão nos ajudar a buscar viver de forma mais saudável e cuidar melhor de nós mesmos. De forma descontraída chamou nossa atenção para realizar cuidados pessoais e cotidianos, vencer preconceitos e vergonhas para evitar o adoecimento ou um tratamento tardio. Acredito que este momento foi de valor inestimável para o nosso auto conhecimento, agradeço a todos os envolvidos na realização, principalmente ao Dr. Joel pelo carisma e empatia dedicado ao momento”, afirmou o assistente social do HMIR, Gilson Antero da Silva.
“Quando conversamos sobre saúde, toda comunidade se beneficia. Ao relembrarmos tópicos como HIV/AIDS e outras ISTs multiplica-se e propaga-se o saber, desmistificam-se tabus, solidariza-se com o profissional em sua humanidade, conscientiza-se a equipe de saúde a cuidar-se melhor de si mesma, trocam-se experiências de cuidados enriquecendo-se o repertório terapêutico do profissional, e atrai-se o paciente para atendimento e diagnóstico mais precoces”, afirmou o médico do HMIR, Joel Joveli Junior.
IST
As Infecções Sexualmente Transmissíveis são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas principalmente pelo contato sexual sem o uso de preservativo masculino ou feminino, com uma pessoa que esteja infectada. São exemplos de IST, herpes genital, sífilis, gonorreia, tricomoníase, infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), hepatites virais B e C.
De maneira menos comum, as IST’s também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas. O tratamento melhora a qualidade de vida, e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento e o tratamento das IST e do HIV/Aids são gratuitos nos serviços de saúde do SUS tocantinense. O uso do preservativo em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão.