Professores e estudantes do Colégio Estadual José de Souza Porto, localizado em Darcinópolis, realizaram mais uma edição do projeto Sarau Literário, representando a culminância dos projetos de linguagens e artes. No evento, os alunos apresentaram poemas, cordéis, romances e gêneros textuais como fábulas, fanzine, entre outros.
O Sarau Literário é uma das ações do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e tem o objetivo de proporcionar aos estudantes o contato com os diversos estilos literários.
O evento representou a culminância das atividades de leitura e de escrita e foi organizado pelos professores Ana Karolliny Araújo, Evaldina Moura, Simone Carvalho, Marília Marinho e Zilma de Sousa Soares (Língua Portuguesa); Geisa Laís (Língua Inglesa); Ilvandi Rodrigues e Gabriel Brito (Educação Física e Trilhas) e Simone Moura (Artes) e contou com o apoio de toda a comunidade escolar.
“O resultado foi algo gratificante, uma vez que, por meio de metodologia ativa, os estudantes exploraram seus talentos artísticos somados ao conhecimento construído de forma coletiva”, contou a professora Maria Zélia Rodrigues Costa Bezerra, coordenadora pedagógica da área de Linguagens.
A professora Marília Lima Marinho, de Língua Portuguesa e Literatura, destacou a participação coletiva. “Foi um momento gratificante no qual foram compartilhadas ideias, emoções e reflexões por meio da literatura e artes. Eu gostei de fazer parte do processo de organização do sarau pela relevância do projeto para a escola e para os estudantes”, frisou.
A professora Zilma de Sousa Soares, de Educação Física, ressaltou as aprendizagens que os estudantes adquiriram com o desenvolvimento do projeto. “É uma ação que contribui para estimular a prática da leitura, melhora o aprendizado, estimula a memória e eleva a capacidade de interpretar textos, ideias e fatos. Além disso, consegue ter embasamento e desenvolve o pensamento crítico, amplia a capacidade de pensar, de produzir, de criar, compreender e de ouvir”, explicou.
A estudante Waleska Catriny Martins Campos, 16 anos, da turma da 2ª série do ensino médio, fala de sua participação. “O Sarau Literário ajudou os estudantes a desenvolverem suas habilidades e descobrir talentos. E durante a realização desse trabalho, ampliei o entendimento sobre a arte. Eu entendi que esta ação representa a liberdade de expressão, indo além das telas pintadas à mão. A arte vai até onde a imaginação pode alcançar”, comentou.
A estudante Shofia Lira da Silva, 15 anos, do 9º ano do Ensino Fundamental, disse que o evento foi importante. “Eu achei o Sarau Literário incrível. É muito bom ver os alunos se esforçando para fazer uma apresentação perfeita, muitos se desenvolveram e deram o seu melhor”, afirmou.