No dia internacional do idoso, SES-TO destaca relevância da promoção do envelhecimento saudável

Na terça-feira, 1º de outubro, é o Dia Internacional da Pessoa Idosa, data instituída pela Assembleia das Nações Unidas a fim de sensibilizar a sociedade sobre o impacto do envelhecimento da população. A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) por meio da área técnica de saúde da pessoa idosa reforça a importância da promoção do envelhecimento saudável dos tocantinenses.

Esse incentivo ao cuidado com a saúde dos idosos é destacada pela Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, regulamentada pela portaria nº 2.528/2006 do Ministério da Saúde (MS), e que busca assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.

E nesta data comemorativa a SES-TO, por meio da Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde/Diretoria de Atenção Primária/Gerência de Áreas Estratégicas para os Cuidados Primários incentiva e apoia às secretarias municipais de saúde na realização de ações alusivas a data, para contribuírem para a promoção do envelhecimento saudável.

A diretora de Atenção Primária da SES-TO, Cleidimar Rodrigues Soares de Abreu, afirma que “é importante qualificar as equipes de atenção primária dos municípios em relação às especificidades da saúde da pessoa idosa, e a nossa área técnica de saúde da pessoa idosa vem desenvolvendo essas atividades de orientação por meio de seminários e webnários”.

Já a gerente de Áreas Estratégicas da Pasta, Amanda Rodrigues Tavares, ressalta que “a data é necessária para chamar a atenção da importância da pessoa idosa na comunidade. O slogan escolhido para este ano é Cuidar dos nossos idosos é preservar a nossa história”.

Dados 

Segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizado em 2022, o Brasil possui 203 milhões de habitantes, destes pouco mais de 15% desse total corresponde à parcela de idosos, cerca de 32 milhões de pessoas.

Já o Tocantins apresenta uma população de 1.511.460 pessoas e uma população idosa de 188.921 pessoas, que representa 12,4% da população geral do estado.

Exit mobile version