Com objetivo de conscientizar os servidores e pacientes sobre a importância de cuidar da saúde mental, o Hospital e Maternidade Irmã Rita de Arapoema (HMIR) realizou dos dias 23 a 26 de setembro, uma programação especial sobre a campanha Setembro Amarelo, com promoção aos cuidados com a saúde psicológica, prevenção do suicídio e redução de estigmas em torno do tema.
O evento coordenado pelas equipes dos setores de Humanização, Núcleo de Atenção à Saúde e a Segurança do Trabalhador (NASST) e Núcleo de Educação Permanente (NEP) contou com rodas de conversa, ginásticas laborais, mural com mensagens, dinâmica em grupo e apresentação musical.
“Dedicar um tempo para si mesmo, fazer atividades físicas, dormir bem, utilizar menos as redes sociais, fazer terapia, se cobrar menos e se alimentar bem são dicas importantes e valiosas para cuidar e manter a mente saudável. Então no evento reforçamos sobre a importância de fazer essas ações, para melhoria de vida, foi muito importante”, pontuou a psicóloga do HMIR, Natália de Lima Souza Alves.
Segundo a diretora-geral do HMIR, Mariana Coppo, “nós precisamos cuidar da mente e corpo, e nesse mês de valorização da vida a campanha setembro amarelo promove a importância desse cuidado. Lidamos com pessoas que precisam do nosso melhor atendimento, por isso precisamos estar bem para acolher bem também, então, a realização dessa campanha aqui no nosso hospital é muito importante”.
A pedagoga hospitalar do Núcleo de Educação Permanente (NEP/HMIR), Jeane da Silva Morais, afirmou que, “nós organizamos essa programação, no intuito de conscientizar os servidores e também os pacientes que estavam presentes, sobre a importância de cuidar da saúde mental. Todos participaram e foi muito construtiva a palestra da psicóloga. Gostamos muito dessa mobilização, de extrema importância”.
