Hospital de Referência de Alvorada promove ação sobre saúde mental

Na sexta-feira, 27, o Hospital de Referência de Alvorada (HRAL) promoveu uma ação de conscientização voltada para a saúde mental dos servidores de diversos setores da unidade. Com o tema ‘Setembro Amarelo: Cuidando de quem Cuida’, a iniciativa foi coordenada pelo setor de Humanização.

 

Durante o evento, a equipe abordou a temática, informando como buscar ajuda e acolher quem precisa, entre outros aspectos. Além de distribuir folders informativos que ressaltam os cuidados com a saúde mental, foi frisada a importância de valorizar a vida e cuidar de si mesmo.

 

Para a assistente social, Márcia Regina, a ação visa ainda promover um ambiente saudável. “Com a ação, queremos um ambiente tranquilo e saudável, tanto para os pacientes quanto para os profissionais que dedicam suas vidas ao cuidado do próximo.”

 

Segundo a auxiliar de lavanderia, Jandira Lorencetti, que trabalha na unidade há 14 anos, a ação foi muito importante. “A vida é muito linda e, se pararmos para pensar, todos nós temos problemas. Mas muita gente não consegue enxergar isso, e por isso muitos se entregam ao suicídio; outros não procuram a Palavra, e é aí que estão acontecendo muitas tragédias”.

 

Setembro Amarelo 

No mês de setembro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) reforça ações sobre a saúde mental nas unidades de saúde do Estado, inclusive sobre a prevenção do suicídio.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento gratuito na Rede de Apoio Psicossocial, que é composta pela Unidade Básica de Saúde, Centro de Atenção Psicossocial e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192). Se você estiver precisando, peça ajuda, procure orientação em uma unidade da família, que é a porta de entrada para o acompanhamento

Exit mobile version